top of page

Planejamento previdenciário: vale mesmo a pena?

  • Foto do escritor: Bianca Schneider Kuhn
    Bianca Schneider Kuhn
  • 14 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Muito tem se falado a respeito do planejamento previdenciário e sua importância. Porém, a grande maioria dos segurados ainda tem dúvidas sobre a real necessidade do mesmo.



Muitos acreditam que somente o cálculo do tempo de contribuição ou a simulação que o próprio sistema do INSS faz é suficiente para verificar as possibilidades de aposentadoria. Ocorre que aí está o grande equívoco!


A simulação realizada pelo sistema do INSS considera tão somente os períodos que constam no CNIS do segurado. E, na maioria das vezes, esses períodos não estão corretos, havendo a possibilidade de correção, inclusão de períodos (como é o caso de período rural, período de serviço militar obrigatório, períodos especiais, etc..).


Já, o planejamento previdenciário não é um mero cálculo de tempo de contribuição, e muito menos igual para todos os segurados. Existem diversas etapas a serem observadas e é preciso e possível adaptar ao real interesse do cliente.


“O planejamento previdenciário não é um mero cálculo de tempo de contribuição, e muito menos igual para todos os segurados. Existem diversas etapas a serem observadas e é preciso e possível adaptar ao real interesse do cliente."


Até mesmo porque, nem sempre o real interesse é no melhor rendimento, mas muitas vezes na antecipação de uma aposentadoria.


Além de verificar todas as possibilidades, é feita uma análise e o comparativo do investimento e do retorno financeiro. Muitas vezes, a vantagem financeira não é a busca pela maior renda mensal inicial, mas sim pelo maior rendimento financeiro até o fim da vida.



Então, qual seria o momento ideal para realizar um planejamento previdenciário?

Não temos uma resposta certa, já que ele pode ser realizado em diversos momentos. Tanto antes de realizar um requerimento de aposentadoria, quanto depois.


Se realizado antes, é possível se programar com relação as contribuições futuras, solicitar a estabilidade na empresa (se for o caso), ajuizar reclamatória trabalhista em casos que irá refletir direito na aposentadoria, solicitar retificação de PPPs, entre outras diligências que podem ser realizadas. Já deixando tudo ajustado para quando for encaminhar o pedido do benefício.


Mas também, é uma ótima opção para muitos casos em que o requerimento da aposentadoria já foi feito e está em análise ou até mesmo para casos em que a aposentadoria já foi concedida. Eis que é possível verificar a possibilidade de pedidos de reafirmação da DER e possíveis revisões.



E para quem esse serviço é indicado?

Para absolutamente todos os segurados! Desde os segurados obrigatórios, com carteira assinada, quanto os contribuintes individuais e facultativos. E, além de segurados que buscam uma aposentadoria, é um serviço indicado também para segurados que buscam os demais benefícios previdenciários, como benefícios por incapacidade, pensão por morte, etc.



Sendo assim, é o serviço mais indicado para quem não quer deixar de ganhar nem um real a título de aposentadoria e nem contribuir com valores desnecessários.



 
 
 

Comments


Ativo 1.png

OAB/RS 8.591
Rua Ernesto Alves, nº 722, 3º andar, Centro de Santa Cruz do Sul-RS
Telefones: (51) 3902.4434   |   (51) 3902.4464   |   (51) 3715.8945
WhatsApp: (51) 9 9886.0015   |   (51) 9 9384.4245

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
bottom of page